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Becoming Farmer

Diário de um apaixonado pela natureza, meio ambiente e que se está a tornar agricultor

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Alimentação de longevidade

André, 01.08.20

Existem no mundo lugares especiais onde as pessoas têm vidas longas e saudáveis, são as chamadas Zonas Azuis, onde se vive normalmente até aos 100 anos. Estas áreas (como Okinawa no Japão, Sardenha em Itália ou Icária na Grécia) têm sido objeto de uma extensa investigação para se perceber os fatores que influenciam a longevidade desta população.

 

Queremos ter uma vida longa e saudável?

As Zonas Azuis fez mais de 150 pesquisas dentro das comunidades com as pessoas mais velhas do mundo, para descobrir os segredos da sua longevidade.

ZonasAzuis_Alimentação.jpg

Os 4 alimentos que recomendam consumir sempre:

  • 100% de grãos integrais: quinoa, arroz integral, aveia, bulgur, farinha de milho;
  • Frutos secos e sementes: uma mão cheia por dia
  • Legumes e leguminosas: Uma chávena de leguminosas cozidas por dia
  • Frutas e Legumes: 5-10 porções por dia

 

As tentações são muitas e vêm de todo o lado, mas devemos evitar estes 4 alimentos:

  • Bebidas adoçadas com açúcar: calorias vazias
  • Lanches salgados (batatas fritas, etc): muito sal e conservantes
  • Doces embalados (rebuçados, biscoitos embalados e doces): calorias vazias, conservantes, aditivos
  • Carnes processadas (fiambre, bacon, salsicha, carnes frias): aumentam o risco de cancro colorretal e doenças cardíacas

 

Pode conhecer melhor o projeto das Zonas Azuis e consultar todas as guidelines aqui.

 

Referência:

  1. Blue Zones, Four Always, Four to Avoid