Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Becoming Farmer

Diário de um apaixonado pela natureza, meio ambiente e que se está a tornar agricultor

Becoming Farmer

Diário de um apaixonado pela natureza, meio ambiente e que se está a tornar agricultor

Por dentro dos benefícios da batata-doce

André, 27.05.21

A batata-doce é um tubérculo originário da América Central e do sul e constitui parte da dieta alimentar dos seres humanos desde há muitos milénios. Este alimento tem uma enorme riqueza nutricional, que o lhe confere propriedades benéficas para a saúde.

 

Em Okinawa no Japão, uma das consideradas Zonas Azuis, e onde as pessoas têm vidas longas e saudáveis até aos 100 anos, um dos produtos da sua base alimentar é a batata-doce roxa. Tal como os outros tipos de batatas-doces, contém um antioxidante chamado sporamin, com várias e potentes propriedades de anti-envelhecimento. Porém, a versão roxa é mais rica em antioxidantes do que as suas primas de outras cores.

 

Alguns dos benefícios são descritos pela coordenadora de Nutrição Clínica do hospital dos Lusíadas, a Drª Ana Rita Lopes:

  • Elevado teor em vitaminas - A batata-doce tem um elevado teor em vitaminas, especialmente betacaroteno;
  • Estimula a produção de melanina na pele;
  • Dá maior resistência a infeções - O elevado teor em vitaminas antioxidantes (A, C e E) confere à batata-doce propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, contribuindo para a estimulação do sistema imunitário e maior resistência a infeções;
  • Reduz a absorção de colesterol devido ao seu elevado teor em fibra;
  • Regulação da glicemia - A fibra solúvel atrasa a absorção dos açúcares, conferindo à batata-doce um Índice Glicémico (IG) inferior ao da batata comum, o que permite uma maior regulação dos níveis de açúcar no sangue;
  • Nutrição desportiva - A batata-doce é muito consumida pelos desportistas pela libertação lenta de açúcar sangue;
  • Versatilidade - Pode ser confecionada de diversas formas: cozida, assada, em puré, frita, como alternativa no prato principal à batata comum, do arroz, da massa, etc. Pode ainda ser utilizada na confeção da base das sopas.

 

Estes e outros benefícios têm sido amplamente divulgados, o que tem originado um aumento do consumo e consequentemente da produção.

batata_doce.jpg

Atualmente, os dez maiores países produtores de batata-doce são a China, Nigéria, Tanzânia, Etiópia, Indonésia, Uganda, Vietname, EUA, Índia e Ruanda (Worldatlas, 2018).

 

Apesar do aumento de produção também em Portugal, prevê-se que a procura não seja satisfeita pela produção em território nacional, havendo necessidade de recorrer à importação tanto de materiais para plantação, como para consumo.

 

Partilho uma foto da minha plantação de batata-doce feita há  poucas semanas. A colheita deverá ocorrer entre 90 a 120 dias após a plantação, sendo um dos principais sintomas de que as batatas doces estão prontas a ser colhidas, a cor amarelada da rama, ao invés da cor verde predominante.

plantacao_batata.jpg